Dentro da comunicação, que está inserida no marketing, o design gráfico se faz presente e é fundamental para a apresentação de uma ideia, projeto, produto ou serviço.
Em nossas vidas, ele está em toda parte, explicando, decorando, identificando e atribuindo significados ao mundo.
O design gráfico realiza diversas funções, entre elas, a classificação e a diferenciação: possibilita marcas a se sobressairem em detrimento a outras; informa, persuade, e atua nas mais profundas emoções da pessoas, despertando-as em relação a tudo que as cercam.
Em outras palavras, ele está nas ruas, em tudo o que lemos (livros, jornais, revistas, placas, embalagens, caixas, impressos, etc), transcendendo o que vemos, pois é capaz de nos fazer interagir com ele.
O que podemos perceber é que, além de nos trazer diferentes experiências visuais, o Design Gráfico exerce finalidades que vão muito além dessa percepção visual, como a maioria das pessoas imagina.
Estamos falando da experiência do expectador. Da experiência do usuário (como é chamado no mundo digital). Do comprador. Do leitor. De todos nós, em tudo o que fazemos, desde o primeiro suspiro do dia, ao último pensamento antes de adormecer.