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Após o Diagnóstico, o Planejamento é o próximo passo. Com esta ferramenta ajudamos a projetar e calcular possíveis ações de acordo com a realidade do seu negócio.
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O Marketing digital é o trabalho inserido no planejamento global de marketing de uma empresa em que são formuladas estratégias de comunicação, marketing e vendas implementadas por meio da internet, telefonia celular e outras formas digitais, sempre com a finalidade de atrair, converter, reter e se relacionar com clientes.
Este modelo é considerado novo e assume um papel fundamental no trabalho de branding e fortalecimento de marca, na imagem interna e externa das empresas e, é claro, nas vendas e novos negócios.
Por isso é tão importante que os empresários entendam que se posicionar no ambiente digital é uma questão vital para o alcance de resultados.
A ‘velha forma’ de fazer marketing está mudando. Ou melhor, mudou. Por muito tempo as ações de publicidade e comunicação de marketing tradicional nas empresas se nortearam basicamente em “empurrar” produtos ou serviços para os seus consumidores, indo atrás deles, utilizando métodos a partir do princípio de uma comunicação verticalizada, ou seja, o emissor da informação (comunicador/anunciante/marca) ditava os conteúdos e o tema em que os receptores (consumidores) deveriam acessar nas campanhas e comunicados.
Este método, considerado hoje um pouco ultrapassado, ainda é utilizado por muitas empresas, que ignoram o fato de os consumidores não serem mais os mesmos: hoje, consumidores ‘ditam’ em como uma marca deve se comunicar com ele, pois nunca esteve tão exigente e consciente daquilo que desejam.
O investimento em publicidade e propaganda sempre foi elevado. Entre as pequenas, principalmente, raras eram as empresas que possuíam, de fato, parte de seu faturamento para investimento na área.
Além disso, os meios disponíveis que atingiam um grande número de pessoas eram absurdamente caros e inacessíveis para empresas de pequeno porte ou que estavam se lançando no mercado.
Com o avanço das tecnologias e o surgimento da internet, esta realidade começou a mudar para todos os lados:
os consumidores ganharam uma liberdade incrível nas suas escolhas de compra e na busca de informações;
as marcas intensificaram sua forma de se mostrar ao mundo com diversos tipos de conteúdos, já que a internet possibilitou uma infinidade de maneiras para tal;
os meios de comunicação puderam se reinventar e criar novas opções [digitais] para oferecer às empresas.
Com todas estas vantagens, os meios digitais para anunciar chegaram no mercado com uma diferença exorbitante de preço, e com uma grande vantagem que certamente a maioria dos meios tradicionais não dispunha: a capacidade de se medir os resultados.
Hoje, com o digital, é possível anunciar em diferentes canais e saber exatamente quantas pessoas viram, clicaram, compartilharam ou rejeitaram uma campanha.
É possível medir, por meio de dados concretos e reais, qual é o impacto sobre o consumidor, referente ao valor investido.
É possível fazer muito mais, por muito menos.
Suponhamos que investimos um aporte de R$ 4 mil mensais referente a uma página semanal de um determinado jornal impresso.
Um anúncio impresso em um jornal tem pouco tempo de vida. No dia seguinte, quando o jornal já tem a data ultrapassada, o anúncio “morre”. Estes mesmos R$ 4 mil poderiam ter sido investidos em anúncios em diversas plataformas digitais, como redes sociais (Facebook e Instagram Ads), Google Ads, aplicativos, e muitos outros. O número de pessoas que veriam esse anúncio é incrivelmente maior, quando comparado ao do jornal, e isso impactaria, consequentemente, um número também maior no retorno esperado.
Além disso, os canais digitais oferecem ferramentas de análise de métricas muito precisas, o que não acontece no caso dos jornais e revistas impressas. Tudo isto, ainda, sem mencionar que o custo para todo o processo é menor, não há impacto ambiental direto e é uma excelente forma de se obter maior controle sobre os investimentos da empresa.